Veja como as mudanças da diversificação de renda podem alinhar o seu negócio para um outro patamar e transformar seu rendimento para um crescimento saudável.

Com as mudanças de dinâmica do mercado por conta de diversos fatores como crises econômicas, mudanças tecnológicas e comportamentais, o atrativo se torna ir além dos modelos tradicionais. Assim, a diversificação de receitas e canais de vendas torna-se uma estratégia fundamental para garantir estabilidade, ampliar oportunidades de mercado e minimizar riscos.

               

O que é a diversificação de receitas?

A diversificação de receitas corresponde a criação de múltiplas fontes de faturamento dentro de uma mesma empresa, incluindo produtos, serviços, parcerias, formatos de monetização ou novos segmentos de mercado. Para vendas, a multiplicação de pontos de contato com cliente por canais físicos, digitais, diretos e indiretos será o foco.

No entanto, é de suma importância não depender unicamente de um produto, serviço ou canal de venda, pois ao estar sujeito a mudanças que podem comprometer seu negócio, como mudança de comportamento do consumidor, avanço tecnológico ou ações da concorrência, a receita pode ser gravemente comprometida assim como a viabilidade do negócio. Mesmo que diversas fontes de renda sejam capazes de te proporcionar mais resiliência, o ideal é fazer a diversificação de acordo com o que for palpável ao seu negócio e momento com foco em aumento dos resultados.

 

Quais os tipos de diversificação de renda mais comum?

Dentre os tipos mais comuns, estão os novos lançamentos de produtos ou serviços, modelos de assinatura ou recorrência para uma receita constante, monetização de dados ou publicidade, licenciamento de marca ou know-how para licenciamento de terceiros, parcerias e joint ventures para explorar novos mercados.

Através de canais de vendas, você também poderá dar variabilidade de escolha ao consumidor de onde, como e quando comprar. Para lojas físicas, a experiência de varejo tradicional e marca são valorizadas; com o e-commerce, você é capaz de fornecer total controle da experiência do cliente; marketplaces são capazes de expandir a visibilidade dos produtos e as redes sociais são canais poderosos de vendas por seus recursos de links de pagamento e lojas integradas; por fim, representantes e distribuidores ampliam o seu alcance de regiões e públicos diferentes.

 

Quais os benefícios da diversificação?

Um dos principais benefícios é a redução de riscos financeiros que diminui a dependência de uma só fonte de renda. Além disso, você será capaz de expandir o seu mercado a novos públicos e aumentar a competitividade pelas mudanças do mercado, oferecer melhoria na experiência do cliente e aumento de receita e lucratividade. Tudo isso contribui para uma estratégia de crescimento e gestão responsável, especialmente em tempos de incerteza. Porém, é importante que as estratégias sejam aplicadas de acordo com a visão de um especialista mediante o planejamento, análise e foco no cliente. Por isso, a consultoria financeira, nesse caso, se torna tão importante.

Agende uma consulta com a FV e entenda como transformar o seu negócio de maneira eficiente e engajada com o sucesso!

CLIQUE AQUI E AGENDE UMA REUNIÃO OU FALE CONOSCO PELO WHATSAPP

 


0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!