Categorias: Gestão Financeira, Consultoria Financeira Empresarial
Você sabia que o Brasil está entre os países que mais tributam empresas no mundo? Para amenizar esse impacto da carga tributária corporativa no bolso do empresário podem ser aplicadas boas práticas legais, por meio de um planejamento fiscal. Elas contribuem para reduzir as despesas relacionadas aos impostos ou até mesmo evitar o pagamento excessivo.
Para avançarmos no tema, é necessário que você entenda o que é a carga tributária corporativa. O site do governo define a carga tributária como a relação entre a soma da arrecadação federal, estadual e municipal e o Produto Interno Bruto (PIB). Para esse cálculo, analisa-se o fluxo de recursos financeiros direcionados da sociedade para o Estado.
Esses impostos são obrigatórios e cobrados em produtos e serviços, com o objetivo de financiar e alavancar projetos que envolvam a população em geral. Teoricamente, as áreas favorecidas devem ser: desenvolvimento social, educação, saúde, segurança, cultura e transporte.
Como reduzir a carga tributária corporativa: dicas de planejamento fiscal para empresas em expansão
A alta carga tributária do país impacta as finanças das empresas, podendo causar uma perda da lucratividade e levando algumas companhias a sonegarem os impostos. Para que isso não ocorra com sua empresa, elaboramos dentro da legalidade algumas dicas de planejamento fiscal para o seu negócio. A ideia é gerenciar com eficácia os tributos e encontrar formas de reduzir os seus valores na empresa. Vamos lá!
- Faça um planejamento tributário eficiente
Preveja faturamento, despesas operacionais e margem de lucro da empresa.
- Reveja o enquadramento fiscal
Estude qual o regime de tributação que mais se adeque à realidade de seu negócio. Existem três opções: simples nacional, lucro presumido e lucro real. Para ter mais efetividade em sua escolha, peça ajuda a um contador experiente.
- Organize a rotina fiscal da companhia
Evite atrasos ou irregularidades no cumprimento das obrigações, pois isso pode gerar multas e afetar os recursos financeiros da empresa.
- Conheça os benefícios fiscais
Vale a pena conhecer os programas do governo que concebem benefícios fiscais como a isenção de tributos ou a redução de certos impostos. Verifique se o regime de tributação de sua empresa está enquadrado em algum desses programas.
- Faça uso da tecnologia
Utilize ferramentas tecnológicas que ajudem no cumprimento fiscal e tributário e otimizem as atividades fiscais da empresa, como emissão de notas fiscais e demais documentos eletrônicos, obrigações acessórias etc.
Você tem feito algo para reduzir a carga tributária do seu empreendimento? Saiba que temos muitas outras dicas para reduzir os impostos de sua empresa. Entre em contato com a FV Consultoria, converse com nossos especialistas e vamos estudar juntos os melhores formatos para o sucesso do seu negócio.
CLIQUE AQUI E AGENDE UMA REUNIÃO OU FALE CONOSCO PELO WHATSAPP0 Comentários
Seja o primeiro a comentar!
Deixar Comentário