Categorias: Gestão Empresarial
Você quer que sua empresa cresça, mas está inseguro de tomar decisões financeiras para isso? Para conduzir seus passos com mais assertividade e segurança é fundamental fazer uma análise de viabilidade de projetos. Assim, você saberá se o negócio é de fato lucrativo e como minimizar os seus riscos.
A análise de viabilidade de projetos empresariais, seja para ampliar a área de atuação da companhia, alcançar um novo público-alvo ou lançar um produto, deve ser focada
dois segmentos: o financeiro e o econômico. O financeiro mostra o investimento necessário, envolvendo capital, despesa, receita, desembolso e rendimento. Já o segmento econômico, calcula os benefícios e custos do projeto, determinando sua viabilidade. Compõem a análise outras variáveis como mercado, concorrência, projeção de custos e investimentos, previsão de retorno etc.
Somente com todos os dados em mãos, é possível elaborar estratégias para a tomada de decisões bem-sucedidas que garantam a efetividade do processo.
Como desenvolver a análise de viabilidade de projetos?
Para realizar da melhor forma a análise de viabilidade de projetos, a FV Consultoria listou algumas práticas importantes que podem contribuir para o sucesso de sua empresa.
1. Faça um estudo completo
Contemple projeção de receitas, custos, despesas e investimentos, fluxos de caixa e avaliação de indicadores (taxa mínima de atratividade - TMA, payback, valor presente líquido - VPL e taxa interna de retorno - TIR).
2. Analise o ponto de equilíbrio e o custo de oportunidade
O ponto de equilíbrio é obtido quando as receitas e os gastos de igualam, ou seja, a empresa não tem lucro nem prejuízo. Já o custo de oportunidade ocorre quando uma decisão tomada não foi bem-sucedida. Por isso, o custo de oportunidade precisa ser o menor possível.
3. Estude o mercado
Pesquise o seu segmento de atuação, como concorrência, clientes potenciais, sazonalidades e influências econômicas. Elabore, então, um planejamento estratégico do negócio, prevendo receitas e custos, bem como uma reserva financeira no caso de imprevistos, como crises, perda de investidores, entre outros problemas.
4. Reserve um valor para iniciar seu projeto
Ter a quantia de investimento reservada é prioridade para garantir o custo das despesas até que o retorno do projeto comece a vigorar.
5. Acompanhe os resultados
Acompanhe e analise sistematicamente os dados de receitas, custos, despesas e outras variáveis. Tenha o controle de todo o processo, para que possa manter com assertividade o que já vem sendo feito ou projetar outras ações no caso de mudança de cenário.
Conte com o apoio profissional da FV Consultoria na análise de viabilidade de projetos de sua empresa para tomada de decisões financeiras assertivas. Somos especialistas e estamos juntos com você nessa trilha de sucesso!
CLIQUE AQUI E AGENDE UMA REUNIÃO OU FALE CONOSCO PELO WHATSAPP0 Comentários
Seja o primeiro a comentar!
Deixar Comentário