Veja como a consultoria financeira pode influenciar no futuro do seu negócio e reverter crises com sucesso.
Em momentos de crise, o turnaround financeiro surge como uma ótima estratégia para reverter situações de aumento de custos, queda em vendas, endividamento excessivo e falhas na gestão de fluxo de caixa que podem levar a empresa à crise. O processo todo busca restaurar a rentabilidade e sustentabilidade de uma empresa, envolvendo ações desde renegociação de dívidas e preparar a organização para um crescimento sustentável. Com uma boa consultoria e visão externa técnica é possível identificar os motivos das crises e desenvolver soluções realistas e eficazes.
Como a consultoria pode ajudar no processo de turnaround?
Em momentos de dificuldade, o consultor irá atuar como um agente externo e imparcial em suas análises e auxiliando na compreensão do verdadeiro diagnóstico da situação ao examinar demonstrações financeiras, fluxos de caixa, margens de lucro e estrutura de custos. A consultoria também tem o papel na tomada de decisões estratégicas, fornecendo suporte técnico na implementação de mudanças necessárias e reconstruindo uma base financeira e operacional para garantir a sustentabilidade a longo prazo.
Além disso, a consultoria também é fundamental no processo de renegociação de dívidas. Em casos de endividamento insustentável é preciso que haja diálogo com bancos, fornecedores e demais credores. O consultor age como mediador nesse processo ao elaborar um plano de pagamento viável tanto para a empresa quanto para os credores, que pode envolver extensão de prazos, redução de juros, consolidação de débitos ou até mesmo a conversão de dívidas em participação societária, para reconstruir a credibilidade da empresa no mercado, demonstrando transparência, comprometimento e capacidade de recuperação.
Ainda, reavaliar todas as despesas e eliminar gastos é parte essencial do processo. A consultoria pode identificar ineficiências e desperdícios ao propor medidas de racionalização que não apenas reduzem custos, mas também aumentam a produtividade, incluindo, assim, renegociação de contratos, revisão de processos internos, adequação do quadro de pessoal e implementação de novas ferramentas de gestão financeira.
Por fim, reestruturar as operações é uma oportunidade de transformação que fará a revisão do modelo de negócios, redefinindo metas e indicadores e reorganizando fluxos de trabalho. Isso pode ajudar a reconstruir o capital de giro, melhorar a governança corporativa e estabelecer políticas de controle orçamentário mais rígidas. Assim, a empresa passa a ter maior previsibilidade e capacidade de tomada de decisão baseada em dados.
Com a consultoria da FV, a estratégia integrada a disciplina pode alavancar o seu negócio e permitir a recuperação da empresa ou reinvenção. Fale conosco e conheça as melhores formas especializadas de se obter resultados e fazer sua empresa lucrar mais.
CLIQUE AQUI E AGENDE UMA REUNIÃO OU FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
0 Comentários
Seja o primeiro a comentar!
Deixar Comentário