Entenda quais os caminhos para evitar erros em processos de planejamento orçamentário e como a consultoria pode ajudá-lo a esclarecer esse processo.
Sabemos que uma boa estratégia para estabelecer um guia para o próximo ciclo financeiro é o chamado budget anual. Essa medida orienta decisões sobre investimentos, custos, receitas e metas de desempenho, que junto a estratégias de roadmap estruturadas se torna capaz de fundamentar uma elaboração orçamentária que auxilie na escolha de um modelo estático ou flexível.
Para construir um orçamento sólido é necessário fazer um diagnóstico financeiro e operacional da empresa ao analisar o desempenho do ano corrente, avaliar indicadores-chave (margem de lucro, fluxo de caixa e endividamento) e identificando variações significativas em relação ao planejado. Ainda, considerando as tendências do mercado no contexto macroeconômico, inflação, taxas de juros e outros fatores que impactam o negócio, essa etapa define premissas realistas e evita um orçamento baseado em expectativas excessivamente otimistas.
Seguindo a lógica, estabelecer metas estratégicas para o próximo ano na projeção financeira e como reflexo de plano de negócios da empresa é o primeiro passo. Cada objetivo deve ter uma projeção de números e prazos para garantir coerência e direcionar esforços de todas as áreas.
Qual a diferença de orçamento estático e orçamento flexível?
Para selecionar bem qual o tipo de orçamento preferido, um bom consultor pode ser contratado para planejar projeções e soluções de acordo com o seu negócio. O orçamento estático mantém projeções fixas ao longo do ano, independentemente das variações nas receitas ou despesas. Mantém facilidade na elaboração e oferece controle no cumprimento de metas, o que torna rapidamente obsoleto em ambientes de alta volatilidade, não permitindo ajustes conforme as mudanças de cenário.
Por outro lado, o orçamento flexível tem base em diferentes níveis de atividade ou receita, sendo ideal para empresas inseridas nos mercados dinâmicos por sua maior adaptabilidade. Mesmo que demande um esforço maior de acompanhamento e uma abertura na revisão constante de metas, com um bom auxílio de consultoria, são obstáculos que podem ser analisados de acordo com o grau de previsibilidade do negócio e da maturidade dos processos de gestão.
Buscando a construção de consolidação do orçamento, através de uma boa consultoria financeira, envolvendo gestores de cada departamento que garantam projeções para refletir a realidade operacional, teremos o processo de detalhamento do orçamento por áreas e centros de custo. Com o uso de B.I. (Business Intelligence) a integração dos dados e redução de erros manuais são facilitadas. Além disso, monitorar, revisar e continuamente se comprometer com aprendizado, comparar resultados reais com projeções e identificar desvios. É o tipo de análise que reage mais rápido às mudanças e otimiza recursos de forma inteligente, além de corrigir rumos ao longo do ano e extrair aprendizados para o próximo ciclo de planejamento.
Assim, com o auxílio da expertise da consultoria financeira, o roadmap se torna eficiente e direcionado ao seu negócio através de uma combinação de análise criteriosa, definição clara de objetivos e escolha do modelo orçamentário mais adequado. Agende uma consulta com a FV e descubra quais erros podem ser evitados para trilhar um caminho de sucesso!
CLIQUE AQUI E AGENDE UMA REUNIÃO OU FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
0 Comentários
Seja o primeiro a comentar!
Deixar Comentário