Categorias: Consultoria Financeira Empresarial
O que você acha de começar o ano de 2022 com um planejamento financeiro empresarial bem estruturado? Então, vamos lá! É melhor perder um pouco de tempo agora e deixar tudo em ordem para assim se dedicar ao longo do ano às estratégias do negócio. Só para recordar, você se lembra o quão importante é o planejamento financeiro empresarial? É um processo de desenvolvimento de metas de curto e longo prazo que contribui, e muito, para garantir uma jornada sólida e de saúde financeira para o seu negócio. Dicas de Planejamento Estratégico para começar bem o ano Ações definidas, ferramentas e controles para gerenciar as finanças da empresa com assertividade devem fazer parte do planejamento estratégico. Que tal algumas dicas para fazer o seu plano e tornar o seu ano ainda mais promissor? Vamos lá!- Entenda o quadro atual do negócio: analise o setor de atuação da empresa, apure dados, analise o ambiente econômico e a demanda pelo serviço ou produto. Estude ainda os fatores internos da companhia, como pontos negativos e positivos da operação, estrutura dos gastos, despesas fixas e variáveis etc. Pode ser a hora de pensar nos preços que vêm praticando e a necessidade de reduzir custos, focar na ampliação da oferta de outro produto ou serviço.
- Simule diferentes cenários: pense nos possíveis riscos e nas variáveis. Esteja preparado para um cenário positivo e favorável, como também em um cenário de crise e pessimista. De acordo com o movimento do mercado e da economia, você já terá traçado o melhor caminho a seguir. Ou seja, não será pego de surpresa!
- Traçe metas: para 2022 e vá um pouco mais adiante. Lembre-se que para evoluir no futuro, você precisa começar hoje!
- Faça o orçamento anual: alinhe suas metas com o que vai investir. Considere o budget dos diversos setores da empresa e estime os gastos das áreas.
- Faça seu planejamento financeiro funcionar: realize um diagnóstico, faça projeções, defina metas e cronograma para realização. Não se esqueça do básico: contas a pagar e a receber, gestão de fluxo de caixa, administração de orçamentos, abertura de contas bancárias, aplicações financeiras, operações de câmbio, controladoria, gestão de orçamento etc.
- Monitore a implementação de seu plano financeiro: acompanhe métricas e indicadores relevantes, mensure o retorno sobre o investimento e veja se há necessidade de reprogramar alguns passos já planejados.
0 Comentários
Seja o primeiro a comentar!
Deixar Comentário