Categorias: Valuation

Quanto sua empresa vale? Você sabia que saber o valor de sua companhia é uma informação estratégica importantíssima para o planejamento do futuro da organização? Calcular o valuation de empresas é essencial para aproveitar as boas oportunidades para o seu negócio, buscar investimentos e efetuar operações de compra e venda de suas cotas ou ações com mais segurança e efetividade. Tão importante quanto conhecer o mercado e os serviços oferecidos é também saber o valor de sua empresa. Mas como saber o quanto ela vale? Utilize a metodologia valuation, que em português significa avaliação de empresas. Por meio desse método, você poderá entender melhor sua organização, sua posição de mercado e o seu valor. Vamos supor que você queira faturar e lucrar mais com sua empresa, já que seu negócio apresenta um quadro favorável de crescimento e credibilidade. Para tomar qualquer decisão, ao conhecer o valor de sua empresa, fica mais claro e fácil lidar com várias situações e fazer negociações de forma justa, pois já saberá o valor-base para investimentos corretos. Por outro lado, os indivíduos interessados em investir em sua empresa também saberão se o valor de uma cota ou ação está compatível com o mercado. O valuation ajuda a determinar o valor de um ativo, o que é essencial em processos de negociação, como compras, vendas e fusões.   Como fazer o valuation de empresas? O valuation é composto por três métodos. São eles:  

·  Método do fluxo de caixa descontado (DCF) 

O cálculo do valuation é feito a partir do modelo fluxo de caixa, em que é utilizada uma projeção dos lucros futuros, descontando os riscos do investimento, para se chegar ao valor dos ativos. Os que possuem mais estabilidade normalmente serão aqueles que vão alcançar um maior valor. O DCF faz análise a médio prazo, cujas projeções podem ser feitas de até dez anos. Como esse método é o mais utilizado por médias e grandes empresas, mostramos, a seguir, o passo a passo para implementá-lo:  
  1. Preveja os lucros da empresa no período proposto: faça um fluxo de caixa projetado, sendo o lucro a diferença entre receitas e despesas. Essa projeção em geral considera uma taxa de crescimento.
  2. Acrescente a taxa de desconto, ou seja, a taxa de remuneração que o investidor quer receber ao longo desse período. Lembre-se que essa taxa varia com a percepção de risco ou apenas o desejo dele.
  3. O cálculo consiste em trazer para o presente os lucros mensais projetados da empresa, ao longo do período escolhido, descontando a remuneração pretendida. A soma desses valores é o valor atual da empresa.

 

·  Método da avaliação relativa ou por múltiplos 

Esse processo considera aqueles ativos que são parecidos e atuam no mesmo setor. A avaliação é feita com a comparação desses indicadores, considerado os preços padronizados. Ressaltamos que esse método não analisa o momento da empresa, mas todo o período. Fique atento porque algumas características mais específicas podem ser deixadas de lado no momento de comparação. E, se não houver outra empresa que atue no mesmo ramo ou não tenha um modelo de negócios parecido, a comparação pode perder sua efetividade. Esse método de avaliação utiliza um múltiplo (de 3 a 10 vezes) sobre seu EBITDA.

 

· Método de avaliação por direitos contingentes 

Essa avaliação não será fixa e pode depender de diversas situações, já que o direito contingente é um ativo que só traz retorno em determinadas circunstâncias. O seu cálculo leva em consideração a volatilidade dos ativos, que pode sofrer influências de taxas, prazos, entre outros itens. Já fez o valuation de sua empresa? Que tal começar agora? A FV Consultoria está à disposição para tirar as suas dúvidas. Entre em contato com a gente! ENTÃO CLIQUE AQUI E AGENDE UMA REUNIÃO OU FALE CONOSCO PELO WHATSAPP

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!