Entenda como a consultoria financeira especializada por te fazer evitar erros graves no seu financeiro e revolucionar o seu negócio.
Ter um bom controle financeiro da sua empresa é uma ótima medida para se prevenir riscos maiores. Ao evitar erros financeiros, garante-se um crescimento sustentável que evitará grandes dores de cabeça no futuro. Vejamos alguns erros financeiros comuns e como evitá-los para um futuro próspero da sua empresa.
1. Falta de controle sobre o fluxo de caixa
Não ter um controle rigoroso sobre o fluxo de caixa afeta diretamente a base da saúde financeira de qualquer negócio, pois ele garante que você tenha dinheiro disponível para pagar fornecedores, funcionários e outras despesas. Sem uma visão clara de suas entradas e saídas, é fácil gastar mais do que se tem, resultando em dívidas inesperadas e dificuldades de pagamento. Estabelecendo um sistema de monitoramento diário ou semanal do fluxo de caixa, você evita mais um problema. Utilize ferramentas financeiras, como planilhas ou softwares de gestão, para registrar todas as receitas e despesas. Além disso, mantenha uma reserva de emergência para cobrir períodos de baixa liquidez.
2. Não separar as finanças pessoais das empresariais
Muitos empreendedores, especialmente em negócios de pequeno porte, costumam usar a conta empresarial para fins pessoais e vice-versa. Isso dificulta a gestão financeira e pode causar problemas de fluxo de caixa, além de gerar confusão na hora de calcular os lucros e os impostos. Ao abrir uma conta bancária separada para a empresa, sem realizar retiradas pessoais sem um planejamento prévio, definindo um salário fixo para si mesmo e tratando a empresa como uma entidade separada, o controle financeiro será facilitado e ajudará a evitar surpresas desagradáveis.
3. Ignorar o planejamento tributário
Muitos empresários não prestam atenção no planejamento tributário e acabam pagando mais impostos do que o necessário. As leis fiscais podem ser complicadas, e o não cumprimento das obrigações fiscais pode resultar em multas pesadas. Se não houver uma estratégia tributária adequada, a empresa pode perder oportunidades de redução de impostos, impactando diretamente na lucratividade. Com uma consultoria especializada em tributação para ajudar a identificar as melhores opções fiscais para sua empresa, você se mantém informado sobre as mudanças nas leis tributárias e pode criar um planejamento fiscal para otimizar o pagamento de impostos, respeitando sempre as normas estabelecidas.
4. Não investir em marketing e vendas adequados
Não investir adequadamente em marketing e vendas, acreditando que o boca a boca ou o marketing gratuito serão suficientes para atrair clientes é um erro. Sem uma estratégia bem definida, a empresa acaba perdendo oportunidades de crescimento e não consegue expandir seu alcance no mercado. Com um plano de marketing sólido, focando em estratégias que se alinhem ao seu público-alvo, aplicando as ferramentas de Google Ads e investindo em redes sociais, desenvolvendo ações que aumentem a visibilidade da sua marca, é um ótimo caminho para converter leads em clientes reais.
5. Não monitorar a rentabilidade e os custos operacionais
Ao deixar de monitorar a rentabilidade de seus produtos ou serviços, passa despercebido que algumas operações estão consumindo mais recursos do que deveriam. Isso pode resultar em uma diminuição dos lucros, até mesmo levando à falência, caso não seja identificado a tempo. Com uma análise detalhada de todos os seus produtos e serviços, verificando a margem de lucro de cada um, identificando custos operacionais, encontrando maneiras de otimizar os processos, ajudará a aumentar a rentabilidade e melhorar os resultados financeiros.
Prestando atenção nesses erros, a estabilidade e crescimento da sua empresa é certa. Para mais dicas de como implementar essas práticas de maneira correta sem ameaçar riscos mais graves, agende uma consulta com a FV e conte com o melhor da especialidade em consultoria financeira para alavancar o seu negócio!
CLIQUE AQUI E AGENDE UMA REUNIÃO OU FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
0 Comentários
Seja o primeiro a comentar!
Deixar Comentário