Quando o empreendedor sente que está sem lucratividade nos negócios, quer reverter isso o mais rápido possível. Mas como? Eis a resposta: é preciso investir em análises de cenário econômico e desenvolver estratégias de reação que aumentem esse índice. Lembre-se: acompanhar a lucratividade do seu negócio é essencial para entender como a sua empresa está em relação ao mercado. Então, esteja sempre atento! Tudo parece um pouco confuso? Vamos explicar. Primeiramente, o que define o índice de lucratividade de uma empresa é o ganho que ela obtém sobre o trabalho que desenvolve. Veja como se calcula: Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100 A lucratividade da empresa está diretamente ligada à sua situação financeira, sendo um dos principais índices econômicos da companhia.   Não confunda os índices de lucratividade com os de rentabilidade Entenda a diferença entre essas duas métricas para saber a real situação econômica do negócio. O índice de rentabilidade é baseado no lucro líquido e seu resultado é traduzido em um valor percentual. Ele mede o retorno que um determinado investimento pode proporcionar ao negócio. Sua fórmula de cálculo é:   Rentabilidade = (Lucro Líquido/Investimento) x 100 Atenção: uma companhia pode ser rentável mesmo sem ser lucrativa, ou ter boa lucratividade e não ter um retorno positivo com os investimentos.   Sem lucratividade nos negócios. O que fazer? Agora, vamos dar dicas para que você resgate a lucratividade de sua empresa. Vamos lá!
  1. Firme parcerias com fornecedores
Escolha fornecedores confiáveis, que tenham qualidade, preços justos e níveis de serviço satisfatórios. A relação precisa ser de credibilidade para que a empresa possa de fato garantir um bom lucro. Procure fazer acordos para obter regularidade nas vendas, oferta constante e construção de uma boa imagem perante os seus clientes.  
  1. Aumente a carteira de clientes
Quanto mais clientes, mais lucratividade a sua empresa poderá obter. Portanto, invista na ampliação da carteira de clientes do seu negócio, entenda o perfil do seu consumidor, saiba o que ele quer e suas principais necessidades. Com todas essas informações levantadas, o próximo passo é traçar estratégias, principalmente de marketing, para atrair mais público para o seu negócio. Aumente também a oferta de serviços ou produtos para os seus consumidores.  
  1. Fidelize seus clientes
Elabore estratégia de investimento para fidelizar seus clientes. É uma forma de garantir que eles se satisfaçam com as compras e as indiquem para terceiros. Essa iniciativa é bastante assertiva para gerar aumento das vendas.  
  1. Estude parâmetros de precificação
Para aumentar os lucros é necessário estudar seus parâmetros de precificação e aprimorá-los. Para isso, analise o panorama completo dos custos da cadeia de fornecimento, identificando quais produtos podem ter os seus preços reajustados. Reveja as ações de marketing para elevar a percepção de valor dos itens à venda e o consumidor considerar a mudança justa.  
  1. Apare os gastos desnecessários
Corte os custos desnecessários em todas as etapas de vendas e os processos internos do negócio. A redução deve ser vista como uma forma de aumentar a lucratividade, principalmente, no caso das empresas em crescimento. No entanto, cuidado para não impactar negativamente a qualidade dos produtos.  
  1. Crie campanhas de vendas com incentivos
Crie campanhas de vendas com incentivos para a aquisição de produtos com ticket médio. Isso contribui para o aumento da lucratividade. Promova ações de marketing e estipule metas de vendas.  
  1. Invista sempre em tecnologia
Invista em um sistema de software de gestão que proporcione uma visão mais completa sobre as vendas e o retorno dos investimentos do negócio. Assim, fica mais fácil identificar os pontos de atenção da empresa e desenvolver estratégias mais assertivas de lucro para o negócio.   Gostou de nossas dicas para aumentar a lucratividade de sua empresa? Se quiser saber mais sobre o tema, fale com a FV Consultoria! CLIQUE AQUI E AGENDE UMA REUNIÃO OU FALE CONOSCO PELO WHATSAPP

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!