Qual a empresa que nunca passou por alguma dificuldade financeira, mesmo sendo bem administrada? Existem fatos externos imprevistos que podem desestabilizar a economia e os serviços de uma companhia, sendo necessário uma reestruturação financeira. Podemos citar como causas externas, as crises econômicas ou de abastecimento, inovações tecnológicas, mudanças regulatórias, entre outras. Além disso, há também que ser observados os fatores internos da empresa, como ineficiência operacional, cenário competitivo etc. Enfim, quando o negócio já está operando e passa a enfrentar dificuldades, pode ser a hora de avaliar a necessidade de uma reestruturação financeira. A reestruturação financeira é uma medida corporativa que busca modificar as operações de dívida e a estrutura de uma empresa, com o objetivo de limitar os prejuízos financeiros e melhorar os negócios.   Como avaliar se uma empresa precisa fazer uma reestruturação financeira? Alguns dos problemas mais comuns a serem observados pelo gestor são:
  • As vendas vêm baixando mês a mês;
  • Os lucros desapareceram, nunca sobra dinheiro em caixa;
  • Começa a faltar dinheiro com frequência para pagamento de salários;
  • A empresa passa a atrasar boletos de fornecedores;
  • Utilização de crédito rotativo;
  • Redução da liquidez;
  • Necessidade de vendas de ativos para gerar caixa;
  • Aumento da dívida e queda no desempenho;
  • Não há controle apurado dos resultados financeiros.
  Saiba que pode ocorrer que, mesmo tendo bons resultados em vendas, a empresa passe por dificuldades financeiras. Isso porque os problemas ocorrem normalmente por uma falha na operação. Por exemplo: os preços de venda estão muito baixos não gerando lucro suficiente para pagar os custos fixos. Outro ponto a ser observado e é comum é o planejamento equivocado dos prazos de pagamentos. Pode ser que a empresa esteja pagando seus fornecedores à vista e vendendo parcelado. Isso gera dificuldades de caixa e, muitas vezes, a necessidade de ter que apelar para empréstimos bancários com altas taxas de juros.   Como a avaliação e processos de uma consultoria financeira pode ajudar a empresa em sua reestruturação? Independentemente do motivo da implementação de uma reestruturação financeira, o objetivo é sempre criar uma operação comercial mais eficiente e economicamente sólida. O serviço de consultoria é pautado por soluções inovadoras que visam manter o negócio lucrativo, competitivo e em ascensão no mercado. Faz parte do seu trabalho diagnóstico inicial, formulação da estratégia, execução do plano e monitoramento contínuo. Acompanhe, a seguir, qual é o passo a passo para a reestruturação financeira de uma empresa.  

1.    Diagnóstico

É necessário analisar todas as áreas da empresa, além dos dados financeiros e operacionais do negócio.  Este é p momento de entender as razões de o negócio ter chegado à situação atual.  

2.    Redefinição de metas

Importante reavaliar as metas já definida para o negócio e moldá-las diante da nova realidade e expectativas do empreendedor. Nessa fase devem ser consideradas reorganização das áreas da companhia e alterações na estrutura de gestão.  

3.    Implantação de melhorias operacionais

Ajustar as melhorias operacionais a serem colocadas em prática em todos os principais processos da empresa. O foco principal está nos custos operacionais e na formação dos preços de venda.  

4.    Aumentar o giro do ativo líquido

Verificar os ativos operacionais e não operacionais da companhia para conhecer os potenciais geradores de caixa. Se for o caso, vendê-los pode aliviar alguns dos encargos financeiros.  

5.    Reestruturação de dívidas e capital

Estudar a melhor forma de renegociar com os credores existentes, em vez de buscar negócios atraentes com credores desconhecidos. Analisar se é o caso de buscar financiamento.   Sua empresa precisa passar por uma reestruturação financeira? Podemos oferecer esse serviço com segurança e conhecimento. Fale com a FV Consultoria! CLIQUE AQUI E AGENDE UMA REUNIÃO OU FALE CONOSCO PELO WHATSAPP

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!