Veja como o planejamento financeiro pode ser atrelado a novas tecnologias a partir do próximo ano.

O futuro do meio empresarial, atualmente, envolve diversos processos de transformação impulsionado pela tecnologia, mudanças econômicas e novas regulamentações. Dado aos acontecimentos no cenário mundial, o planejamento financeiro se tornou uma ferramenta de sobrevivência e crescimento sustentável das empresas para identificar riscos, oportunidades e caminhos para manter a competitividade.

Como é possível antecipar cenários econômicos?

Realizando uma boa consulta de projeção macroeconômica (como inflação, taxa de juros, câmbio e PIB) permite trabalhar cenários realistas que auxiliam se preparar para oscilações econômicas e manter o seu negócio preparado para ajuste de custos, preços e investimentos.

Também é possível fazer uma revisão de custos e estrutura organizacional que inclui identificar gargalos financeiros, avaliar contratos, renegociar dívidas e buscar fornecedores mais estratégicos. Investir também em uma eficiência operacional que gere economias significativas a médio prazo é uma ótima opção para automatizar os processos e ganhar tempo. Além disso, um bom treinamento pode aumentar a produção e melhorar os processos de gerência.

Tecnologia: investir ou não investir?

Com certeza, a maior preocupação das empresas para o ano subsequente é como organizar melhor os investimentos e visualizar onde se torna essencial aplicá-los. Softwares de gestão financeira, inteligência artificial aplicada ao controle de estoque, automação de processos e análise preditiva são apenas alguns exemplos de recursos que já estão acessíveis e podem trazer grande retorno sobre o investimento. Acompanhar inovações do setor e se atentar a modelos de negócio pode gerar competitivos relevantes. As empresas que forem capazes de inovar em seus produtos, serviços ou processos terão mais chances de se destacar e crescer.

As incertezas, no entanto, podem interromper o progresso das coisas. Para contornar cenários controversos, uma boa ideia é investir em uma análise para evitar riscos financeiros — como inadimplência de clientes, flutuações cambiais, interrupções na cadeia de suprimentos, entre outros — e o desenvolvimento de estratégias de mitigação. Além disso, erguer uma reserva financeira permite mante operações em cenários adversos que lhe auxiliará como colchão de segurança, evitando decisões precipitadas em momentos de crise.

Onde a consultoria entra no planejamento financeiro?

Profissionais especializados podem realizar o trabalho de garantir que o seu negócio cumpra todas as obrigações fiscais e também aproveitar incentivos legais que podem reduzem a carga tributária. Adotar uma postura proativa na gestão fiscal e contábil evita multas, sanções e problemas jurídicos, além de proporcionar maior previsibilidade financeira.

Além disso, gestores e líderes devem estar preparados para tomar decisões baseadas em dados e acompanhar os resultados financeiros em tempo real. A capacitação contínua, aliada ao uso de ferramentas modernas de gestão, torna a empresa mais ágil e preparada para os desafios futuros.

Agendando uma consulta com a FV, com 25 anos de consultoria financeira especializada, você será capaz de medir quais as melhores decisões para o planejamento do seu negócio!

 


0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!