Categorias: Consultoria Financeira Empresarial

Antes de elaborar o planejamento financeiro empresarial, faça um diagnóstico da saúde financeira da companhia para saber quais são os próximos passos com mais segurança. Portanto, é importante fazer uma análise aprofundada dos números gerados no financeiro. Só assim é possível compreender o momento atual da organização. Não se esqueça: somente estabeleça metas após fazer o diagnóstico financeiro, caso contrário, poderá perder o controle ao longo do caminho. Aproveite os indicadores para acompanhar a evolução do financeiro. Eles fornecem uma base para tomada de decisões e pensar nas metas a curto, médio e longo prazo. Observe os seguintes indicadores:
  • Estoque ou capital imobilizado Analise os valores que representam os produtos em estoque e compare com o volume de vendas.
 
  • Contas a receber e a pagar As contas a receber e a pagar precisam estar em harmonia para que a empresa funcione.
 
  • Tributos Todos os tributos precisam ser pagos em dia. Verifique ainda se o pagamento está sendo feito de forma correta para que não possa representar um custo maior no futuro.
 
  • Fluxo de caixa Analise o fluxo de caixa em diferentes períodos, como semana, mês, ano etc.
  Com todas essas informações relevantes, chegou a hora de definir as metas financeiras. Vamos lá!   Como estabelecer metas e objetivos financeiros? Com base no cenário atual, quais os resultados que deseja ver no futuro de sua empresa? Qual o faturamento que pretende atingir? Quais são os limites de custos e despesas? O quanto a empresa está disposta a investir? Qual o lucro esperado ao final do planejamento? Com as metas financeiras definidas, o próximo passo é traçar planos de ação para alcançá-las, sempre acompanhado de um mapeamento e um cronograma a fim de organizar os setores financeiros e apontar a direção certa. Ao elaborar o plano de ação, volte sua atenção para a situação operacional da empresa. Isso inclui definir objetivos para cada área da corporação, como setor financeiro, de produção, recursos humanos, vendas, suporte técnico, marketing, entre outros. Faça um mapeamento para os planos gerais junto com um cronograma, dividindo os objetivos com as áreas. Ao definir metas financeiras, pense também a médio e longo prazo, planejando o ano financeiro da companhia para o próximo exercício. Isso é importante para o sucesso futuro das finanças. Utilize um plano orçamentário detalhado com metas mensais. No planejamento orçamentário defina: Projeções de vendas mensal e anual; Projeções de despesas (que pode incluir, por exemplo, capacitação de funcionários definidas nos planos de ação); Investimentos operacionais (que poderão considerar, por exemplo, a aquisição de novos instrumentos de trabalho para os funcionários); Projeção de custos produtivos (que será reflexo dos esforços para melhorar a operação da empresa, também definido em planos de ação). Dessa forma será possível saber o quanto a empresa precisa faturar e quais são as projeções de custos. Não se esqueça de prever e trabalhar cenários alternativos aos do planejado. Importante considerar ao menos duas outras possibilidades, como cenário positivo e outro negativo. Esse exercício pode ajudar a empresa a buscar caminhos alternativos diante de conjunturas adversas. Se quiser ter ainda mais segurança em seu planejamento financeiro empresarial, conte com uma consultoria financeira. Assim, você fica com mais tempo para se dedicar à estratégia da companhia. CLIQUE AQUI E AGENDE UMA REUNIÃO OU FALE CONOSCO PELO WHATSAPP

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!