Veja como as estratégias de PMP e PMR podem transformar a saúde financeira da sua empresa.

Para qualquer empresa, o fluxo de caixa será uma parte importante para a administração da saúde financeira. Nesta administração, contamos com o ciclo de caixa, que calcula o tempo entre o pagamento aos fornecedores e o recebimento dos valores das vendas. Quanto menor for o intervalo desse tempo, maior a liquidez e a capacidade de operar com recursos sem recorrer a capital de terceiros. Para compreender como funciona a otimização do ciclo financeiro, precisamos também compreender suas propriedades.

Como performar a otimização do ciclo financeiro?

 A otimização precisa ser uma prioridade em qualquer organização. Ela passa por duas frentes: reduzir o prazo médio de recebimento (PMR) e aumentar o prazo médio de pagamento (PMP). Para alcançar tais metas em equilíbrio há alguns passos que devemos seguir.

Para o PMR, o primeiro passo é acelerar a entrada de recursos através de antecipação de recebíveis com critério; ou seja, ao considerar taxas cobradas e impacto no lucro, a melhor via é priorizar a antecipação de faturas com menores custos de desconto através de fintechs de crédito, com condições mais competitivas do que os bancos tradicionais.

Ainda, você pode reduzir o PMR incentivando clientes a pagar antes do vencimento com, por exemplo, um abatimento de 2% para pagamentos até 7 dias ao invés de esperar para receber o valor integral. Isso pode evitar a necessidade de financiamento externo.

Além disso, adotar sistemas que automatizam emissão de boletos, notificações de vencimento e cobranças, podem reduzir atrasos no recebimento. Pagamentos como Pix também permitem que o dinheiro entre em tempo real, o que encurta mais o ciclo financeiro.

Para o PMP, no entanto, o foco será postergar pagamentos a fornecedores sem prejudicá-los. Isso pode se dar através de negociação de prazos mais longos para empresas com bom histórico de pagamentos e relacionamentos comerciais sólidos. Ao alinhar os prazos de pagamento com o recebimento, evita-se a necessidade de capital de giro para cobrir esse descasamento.

Com o foco em melhorar o PMP e gerar economia em escala, você pode adotar a agrupação de pedidos ou aumentar o volume de compras para que, assim, negocie-se condições mais vantajosas, com prazos estendidos ou descontos adicionais. Além disso, o uso de cartões corporativos com prazo de até 40 dias pode ser uma alternativa temporária para estender o prazo sem recorrer a empréstimos.

Sendo assim, a otimização do fluxo financeiro é uma ferramenta poderosa para liberar capital, reduzir a dependência de crédito e fortalecer a saúde financeira da empresa. Combinando tais estratégias com o auxílio de uma boa consultoria financeira, você pode levar o seu negócio longe para crescer de forma sustentável e eficaz.

Entre em contato com nossa equipe e transforme suas expectativas em realidade!

 CLIQUE AQUI E AGENDE UMA REUNIÃO OU FALE CONOSCO PELO WHATSAPP


0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!