Aumentar a produtividade ou a eficiência da empresa, reduzir custos, entre outras vantagens, fazem parte das estratégicas das negociações mergers and acquisitions. Sua sigla é M&A, que traduzida do inglês para o português, significa fusões e aquisições. Este artigo busca refletir sobre essas operações realizadas pelas empresas em tempos de crise, apontando oportunidades e riscos.

Fusão e aquisição não têm o mesmo significado nem as mesmas características. Na fusão, duas empresas unem suas forças, colaborando com a criação de uma nova companhia, ou seja, é a constituição de uma sociedade. Essa operação pode ocorrer por meio da permuta de ações.

Já na aquisição, uma organização assume o controle da outra, por meio da compra de ações ou de ativos líquidos. No entanto, é necessário um elevado investimento da empresa compradora. As aquisições acontecem com mais frequência do que as fusões.

Em tempos de crise, caminhar sozinho não é um bom negócio. Juntar forças firmando boas parcerias é uma das formas estratégicas de se estabelecer no mercado e crescer. Seja por meio de fusões como por meio de aquisições, o importante é movimentar a companhia para que ela não se desfaça frente a um momento de vulnerabilidade.

 

Oportunidades na fusão

A fusão entre empresas é uma forma de diversificar e promover o crescimento de mercados. Além disso, proporciona um aumento da escala econômica de produção, melhorando as condições de operação por meio da integração de áreas. Veja as principais oportunidades que levam as empresas a se unirem a outras:

  • Ampliação de mercado

Na fusão de empresas, surge uma nova organização mais robusta e diversificada, com um significativo número de clientes. Geralmente, as empresas que se uniram não vendem o mesmo produto ou serviço. Essa é uma estratégia para potencializar a receita de cada negócio com seus clientes e aumentar a conversão das vendas.

  • Redução dos custos

A junção das empresas busca uma reestruturação e otimização dos processos, proporcionando custos menores e reduzindo desperdícios.

  • Aumento da receita

Com uma estrutura mais enxuta e otimização dos processos, é possível gerar mais receita.

 

Oportunidades na aquisição

No processo de aquisição, a adquirente mantém a sua identidade, diferentemente da fusão em que se cria uma sociedade. A empresa que compra, assume o controle da companhia adquirida.

O trâmite de aquisição costuma ser complexo e pode envolver negociações não tão favoráveis para a empresa comprada. A organização adquirente normalmente é mais poderosa em relação a tamanho, capital e influência no mercado.

Conheça as principais oportunidades da empresa compradora oferecidas pela aquisição:

  • Entrada em novos mercados;
  • Ganho da base de clientes;
  • Ganho com a reputação e o reconhecimento da marca;
  • Diminuição de riscos e custos.
  •  

 

Riscos das fusões e aquisições

Importante que o empreendedor possa analisar alguns pontos de risco do negócio. Os principais são:

  • Expansão para um nicho diferente do mercado;
  • Processo de integração entre as empresas pode ser mais longo do que o previsto;
  • Criação de um conglomerado, podendo ocorrer conflitos de gestão e ausência de especialização.

 

Antes de pensar em Mergers and Acquisitions (M&A), converse com um de nossos especialistas. A FV Consultoria pode ajudá-lo nessa decisão.

CLIQUE AQUI E AGENDE UMA REUNIÃO OU FALE CONOSCO PELO WHATSAPP

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!