Entenda as principais diferenças entre lucro e faturamento e como a consultoria pode te auxiliar para um crescimento saudável.

Para gerenciar o faturamento que só cresce, é necessário entender onde ele se encaixa no rendimento da sua empresa. Com a consultoria financeira, você é capaz de entender melhor as diferenças entre faturamento e lucro para planejar o fluxo de vendas e o rendimento com eficiência. A FV é capaz de trazer clareza para o seu negócio a partir de sua expertise e compromisso com o desenvolvimento de parceiros. Vamos entender quais são as principais características dos dois conceitos a seguir.

              

O que é o faturamento?

O volume total das vendas realizadas por um período de tempo é chamado de faturamento. Ele vai calcular a tração comercial, o volume e a presença no mercado. O cálculo do faturamento bruto é feito pela multiplicação do preço da venda pela quantidade de produtos vendidos. Já o faturamento líquido é o total bruto subtraído de impostos sobre a venda, devoluções e cancelamentos. Ele também será o principal indicador para calcular qual o porte da empresa (MEI, ME ou EPP) e a performance comercial.

O que é o lucro?

O lucro é o montante restante após o pagamento de custos, despesas, impostos e obrigações durante um determinado período. O lucro bruto será a receita total com exceção do custo de produção dos produtos ou serviços vendido, enquanto o lucro líquido é o resultado final após deduzir todas as despesas (operacionais, impostos, juros) da receita total. Isso se difere da lucratividade, que indicará o percentual de ganhos da empresa em relação ao que foi vendido (Lucro Líquido / Receita Total).

Como a consultoria financeira pode ajudar?

A gestão deve se organizar para tomadas de decisões que analisem margens, estruturas de custos ou fluxo de caixa, para que não se confunda o montante de lucro com o faturamento. Com o auxílio da consultoria financeira, transformar vendas em dinheiro nunca ficou mais fácil!

A consultoria financeira vai trazer clareza ao organizar informações, estruturar relatórios e identificar onde o dinheiro está indo. Custos fixos elevados, despesas variáveis mal controladas, precificação inadequada e impostos mal planejados são vilões silenciosos que corroem o lucro. Mapeando tais pontos, a consultoria pode separar o que é crescimento saudável do aumento de volume sem retorno financeiro.

Além disso, na análise de margens você será capaz de selecionar quais produtos ou serviços têm demanda ativa para uma avaliação de rentabilidade que permita tomadas de decisões mais estratégicas, como reajustes de preço, negociação com fornecedores ou até a descontinuação de ofertas pouco lucrativas. Para a gestão de fluxo de caixa, a consultoria pode atuar planejando o financeiro, ajustando prazos, projetando cenários e garantindo que a empresa opere com segurança para evitar crises em empresas com alto faturamento. Por fim, expandir, contratar, investir ou cortar custos deixa de ser uma escolha baseada em intuição e passa a ser sustentada por dados. Com indicadores claros e metas financeiras bem definidas, o gestor ganha confiança para agir e corrigir rotas rapidamente.

Sendo assim, a principal mudança está na mentalidade. Converter o faturamento em lucro consistente, previsível e sustentável é o mais importante para manter um crescimento saudável.

Entre em contato com a FV Consultoria Financeira e descubra quais os esforços podem ser transformados para sua empresa crescer em longo prazo.

CLIQUE AQUI E ENTRE EM CONTATO CONOSCO PELO WHATSAPP


0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!