Categorias: Gestão Financeira, Consultoria Financeira Empresarial

gestão de custos nada mais é do que o gerenciamento dos gastos da sua empresa. E gerir significa ter custos realmente necessários, conseguir pagá-los e reduzi-los quando possível. Os custos são todas as despesas envolvidas no dia a dia da companhia, como aluguel, salários, insumos, transportes, impostos, entre outros, que englobam os gastos fixos e os gastos variáveis.

A cada mês, esse rol de gastos deve ter os valores atualizados, podendo variar (gastos variáveis).

Por meio da gestão de custos, o empreendedor faz o controle de todos os valores que entram e saem de sua empresa, podendo avaliar a necessidade de cada um deles quando precisar reduzir despesas e aumentar a rentabilidade do negócio. No entanto, não espere passar por algum problema financeiro para analisar as despesas e prevenir um possível desequilíbrio futuro. Manter uma política de redução de despesas é fundamental para evitara o desperdício e buscar a trabalhar com gastos menores com inteligência, sem afetar a qualidade do produto ou serviço prestado.

 

Como reduzir as despesas e aumentar a rentabilidade

O primeiro passo a ser dado é identificar todas as despesas da empresa, pelo menos, dos últimos seis meses. Verifique se a meta mensal está sendo alcançada. Se a resposta for negativa, faça uma análise sobre os motivos que impediram sua previsão.

Nem sempre vender muito é sinônimo de lucratividade alta. Ou seja, você precisa saber se as despesas estão consumindo o lucro. Portanto, diminua despesas específicas e aumente a produtividade ao mesmo tempo.

Outra sugestão é reduzir custos por meio da avaliação do seu regime fiscal. Essa é uma tarefa que pode ser realizada por uma consultoria financeira qualificada e que trabalhe de acordo com os trâmites fiscais legais, para verificar qual a modalidade mais adequada para o volume do seu negócio.

Você também pode gerar mais economia ao saber negociar com os fornecedores. Quando for fechar negócio, considere o preço e a qualidade do serviço ou produto. Você pode garantir despesas menores e melhorar a margem de lucro.

Busque ser assertivo ao contratar seus profissionais. Oriente seus gestores a fazerem uma boa seleção e dar preferências aos candidatos com ótima qualificação. Isso vai evitar que a empresa fique contratando e demitindo várias vezes. Invista em treinamento e valorização de seus colaboradores.

Vale a pena mais uma dica: invista em ações de marketing para divulgar seus produtos ou serviços. Estratégias de marketing podem impulsionar o negócio, além de reduzir custos e otimizar processos.

 

Fique atento a esses detalhes para que sua empresa cresça sem dívida e com custos mais baixos, porém ser perder a qualidade. E não se esqueça: estamos aqui para orientá-lo sempre!

CLIQUE AQUI E AGENDE UMA REUNIÃO OU FALE CONOSCO PELO WHATSAPP

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!