Categorias: Consultoria Financeira Empresarial

Os indicadores financeiros são a principal ferramenta para medir o desempenho e saúde financeira de um negócio. Por meio deles, o gestor pode visualizar o que vai indo bem na empresa, como também pode melhorar algum processo para obter resultado mais satisfatório. Só com total conhecimento do cenário financeiro da companhia, o empreendedor pode tomar decisões estratégicas e com mais segurança de acerto.

Os indicadores financeiros são obtidos por meio dos sistemas de gestão e demonstrativos e resultados da companhia. Os indicadores funcionam como se fosse um termômetro que sinaliza sobre a saúde financeira da empresa e sua permanência no mercado.

 Para que você entenda melhor, vamos destacar, a seguir, os principais indicadores financeiros para tomar decisões estratégicas. Acompanhe!

  

1. Margem Bruta e Margem Líquida

Esse indicador demonstra quanto a empresa lucrou ao comercializar os produtos ou serviços, após a dedução das despesas. O cálculo da margem bruta permite ter uma visão dos lucros e saber se as vendas estão atendendo as expectativas.

 Cálculo da margem bruta: subtrair a receita obtida em um período pelos custos produtivos, dividido pela receita total.

 Já a margem líquida é um indicador mais preciso. Ela mostra os valores que sobram após descontar todas as despesas, incluindo impostos. Assim, ela apresenta qual é o lucro líquido de cada produto ou serviço comercializado em um determinado período.

 

2. EBITDA

O EBITDA é uma sigla para o termo em inglês Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization, que em tradução direta significa Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Trata-se de um indicador que permite analisar os resultados e a geração de valor de forma abrangente.

 Esse indicador, que é calculado com a soma do lucro operacional, amortizações e depreciações, dá uma visão geral do lucro do negócio e aponta se existe equilíbrio financeiro.

 

3. Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio

A margem de contribuição apresenta o lucro após a empresa descontar todos os custos fixos e variáveis. Isto é, demonstra se as receitas são suficientes para pagar os custos e gerar lucros.

 O cálculo da margem de contribuição consiste no valor das vendas, subtraído a soma dos custos variáveis e fixos. Dessa forma, os gestores têm dados relevantes para entender a lucratividade e equilíbrio financeiro da empresa, podendo buscar oportunidades de crescimento. É possível ainda definir metas de vendas, prever demandas e monitorar a lucratividade do negócio com mais precisão.

 Já o ponto de equilíbrio, tem uma relação importante com a margem de contribuição, e consiste no valor mínimo de receitas necessárias para cobrir os custos e despesas. Por meio desse indicador, o gestor sabe o quanto precisa vender para arcar com custos fixos.

 Para saber qual o ponto de equilíbrio da empresa, divida os custos fixos pela margem de contribuição.

 

4. Índice de Endividamento

Esse indicador mostra a relação entre os ativos e passivos da empresa. Ele se refere a todas as dívidas, como empréstimos, financiamentos e outros. Por meio do índice de endividamento, é possível saber se as receitas são capazes de quitar os compromissos sem prejudicar os resultados.

 

5. Faturamento Mensal e Anual

Para calcular o faturamento bruto, multiplique o preço de venda do produto ou serviço pela quantidade de unidades comercializadas. Esse processo mostra se existem gargalos no faturamento e onde foram originados.

 

6. ROI

ROI é a sigla em inglês (Return on investment) para Retorno Sobre o Investimento. Esse indicador é usado para saber quanto a empresa ganhou com seus investimentos e se eles estão fazendo sentido para o seu negócio.

Para o cálculo do ROI, subtraia o custo do investimento do ganho obtido, e divida o resultado pelo valor investido.

 

Quando for tomar uma decisão estratégica, não se esqueça de estudar os indicadores financeiros de sua empresa. Se quiser saber mais, estamos aqui para orientá-lo. Conte com a FV Consultoria!

CLIQUE AQUI E AGENDE UMA REUNIÃO OU FALE CONOSCO PELO WHATSAPP

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!