Categorias: Consultoria Financeira Empresarial
Sair do endividamento, colocar todas as contas em dia equilibrando caixa e tributos e manter a saúde financeira da empresa é o desejo de todo empreendedor. No entanto, isso nem sempre é possível. As dívidas além de comuns, às vezes são o caminho mais favorável diante de momentos de adversidade no negócio e na economia do país. Porém não se pode perder o controle por muito tempo.
Este ano, o número de empresas endividadas é recorde no Brasil. Segundo levantamento da Serasa Experience, um terço das empresas no país estão endividadas. O setor de serviços é o mais endividado, com 53,3% dos estabelecimentos em débito. Na sequência, vem o comércio, com 37,7%, seguido pela indústria, com 7,8%. Nesse cenário, as pequenas empresas são as mais atingidas. 5,6 milhões das empresas endividadas são micro ou pequenas.
Antes de gerar descontrole geral na vida financeira de sua empresa, comece a agir. Vamos ajudá-lo com algumas dicas a
tirar sua empresa das dívidas equilibrando caixa e tributos. Confira!
- Detalhe o endividamento da empresa
Entenda quais as origens das dívidas. Quais os problemas que levaram ao endividamento da empresa? Esse exercício ajuda a evitar que novos débitos surjam e dívidas antigas aumentem. Analise seu fluxo de caixa, tudo o que entra e sai, e demais controles como estoque, contas a pagar e a receber etc. Busque dessa forma, entender quais os motivos que levaram a companhia a se endividar.
- Negocie com seus fornecedores
Tenha uma relação de todos os fornecedores aos quais deve, do montante de todas as dívidas e do percentual de juros gerados pelo atraso.
Priorize esses débitos para que possa dar continuidade às rotinas do negócio. Converse com seus fornecedores explique a situação pela qual está passando a empresa e tente renegociar os prazos para pagamento.
- Corte gastos desnecessários
Verifique onde estão os gargalos em suas atividades que façam com que o lucro do seu negócio esteja se diluindo. Há desperdícios de matéria-prima? Há colaboradores improdutivos ou ociosos? A logística utilizada pela empresa está apropriada?
- Reveja seus tributos
Faça uma análise dos tributos e verifique se não há pagamento de impostos inadequados para o segmento e tamanho da sua empresa. Tenha um planejamento tributário que se molde ao regime de apuração quanto para verificação de logísticas que permitam valores mais baixos de ICMS. Outras verificações podem ser feitas, já que existem cenários em que os créditos ultrapassam os débitos e o recolhimento do tributo no período é, portanto, desnecessário.
Analise possibilidades como redução de taxas de juros, mudança no sistema de amortização ou readequação dos valores das parcelas. Em relação a dívidas junto a instituições financeiras, lembre-se que é possível fazer a portabilidade entre bancos.
Além disso, periodicamente, os governos oferecem subsídios ou parcelamentos com descontos que ajudam àqueles que desejam regularizar suas dívidas. Converse com uma consultoria financeira sobre essa possibilidade.
Se você quer ainda mais dicas para equilibrar a vida financeira de sua empresa, fale com nossos especialistas. A FV Consultoria sempre vê uma luz no final do túnel para o seu negócio ter sucesso. É só chamar!
CLIQUE AQUI E AGENDE UMA REUNIÃO
OU FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
0 Comentários
Seja o primeiro a comentar!
Deixar Comentário