Categorias: Consultoria Financeira Empresarial
Em meio à inflação e à competitividade do mercado, o desafio é não comprometer a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Mas qual o caminho mais indicado para isso? Reduzindo os custos, é claro! Além disso, sanar gastos excessivos na operação da empresa, evitando desperdícios, negociando condições favoráveis e engajando todo a equipe a trabalhar para esse propósito. A matemática é simples: quando diminuímos os gastos, melhoramos a lucratividade do negócio! São diversas frentes de trabalho que ajudam a alcançar esse objetivo. Agora é o momento de traçar as estratégias para a redução dos custos e tornar a empresa mais competitiva. Para isso, é preciso levantar os possíveis problemas internos que estão onerando toda a operação, como ausência de processos otimizados, desperdício de materiais, alto índice de defeito nos produtos, contratos de serviços acima da média de mercados, despesas fixas muito elevadas, entre outros fatores. Que tal identificar todas as falhas operacionais com o objetivo de sanar os gastos excessivos?- Processos internos: vamos mapear toda a empresa, detalhar atividades e processos do negócio. Provavelmente, vamos encontrar algumas despesas desnecessárias e oportunidades de melhoria.
- Fluxo de caixa: avaliar de forma criteriosa as receitas e os gastos do negócio. Depois, investigar os motivos de aumentos de custos, caso haja. Nesta fase, a missão é descobrir para onde os recursos estão sendo direcionados, para então propor cortes mais efetivos.
- Contratos vigentes: é possível fazer uma varredura e propor que alguns contratos sejam renegociados a favor de sua empresa. Solicite a seus fornecedores rever alguns pontos estratégicos em prol do negócio, como valores, parcelas, taxas de juros e indicador de reajuste anual. Busque sempre estabelecer parceria, mas caso não haja flexibilidade por parte do fornecedor, o melhor a fazer é buscar outros que se adequem à proposta da companhia.
- Preços: pesquise preços antes de fechar qualquer negócio corporativo, seja para aquisição de bens ou de serviços. Busque ter critérios e procedimentos eficiente na gestão de compras.
- Desperdícios: faça campanhas internas de conscientização para economizar água, energia, telefone, material de escritório, cópias de documentos etc.
- Estoque: busque fazer uma gestão de controle de estoque efetivo. As perdas serão evitadas e os custos serão reduzidos.
- Terceirização: na medida do possível, terceirize as tarefas que não fazem parte da atividade-fim da empresa. Um contrato de terceirização pode ser muito mais econômico para o negócio.
- Tecnologia: invista em renovação tecnológica para aumentar a produtividade e diminuir gastos com equipamentos ultrapassados.
0 Comentários
Seja o primeiro a comentar!
Deixar Comentário