Categorias: Gestão Empresarial
A gestão de compras e estoque são processos decisivos para o sucesso das vendas da companhia. Compras desnecessárias, armazenamento lotado e desperdício são coisas que não devem ser feitas. É necessário haver um equilíbrio entre a demanda e a oferta, otimizando espaço e evitando o encalhe de produtos.
Ou seja, o gestor precisa comprar insumos para estocar e, ao mesmo tempo, só pode adquirir itens que estão acabando ou já acabaram. Portanto, a ordem é avaliar primeiramente o que se tem no estoque, para depois determinar o que precisa ser comprado. Outro desafio é manter a boa qualidade de matéria-prima ou produto e a preços acessíveis.
Dicas para melhorar os processos de gestão de compras e estoque da empresa
Para gerenciar compras e estoque de forma integrada, alcançando resultados positivos, acompanhe algumas dicas.
- Mantenha um controle rígido das entradas e saídas
Registre todos os produtos que entram e saem do estoque. Para um controle mais assertivo, utilize um software.
- Padronize os produtos e as descrições
Cada item deve ser colocado em uma categoria específica e válida. Para organizar e facilitar o processo de consulta, crie códigos identificando cada tipo de mercadoria.
Monte um calendário de compras, seguindo a demanda identificada pelo histórico de cada item. Dessa forma, pode estocar produtos em quantidade mínima, diminuindo custos.
- Faça uma gestão de fornecedores
Conheça bem cada um a fim de manter um relacionamento confiável, para eventualmente resolver contratempos e problemas, além de facilitar as negociações, tornando-as mais fluidas e vantajosas para o negócio.
Ao escolher seus fornecedores, considere preço, reputação no mercado, disponibilidade das mercadorias e flexibilidade no processo de entrega.
- Integre a gestão de compras e o estoque
Dessa forma, você poderá minimizar desperdícios e melhorar as condições de compra, diminuindo os pedidos urgentes que normalmente apresentam condições menos flexíveis por parte dos fornecedores.
A integração entre compras e estoque ajuda a evitar o desabastecimento, fazendo com que a empresa possa aproveitar melhor as oportunidades. Pratique ainda a comunicação integrada, preparando a organização para situações imprevistas e demandas específicas.
Outra estratégia eficiente do setor de compras é buscar a redução de custos logísticos. Isso requer uma negociação mais estreita entre serviços e produtos e, também, diminui a equipe de trabalho na área de suprimentos.
- Faça uma gestão estratégica de estoque
Considere todas as possibilidades de encontrar a melhor disponibilidade de produtos com o estoque mais reduzido possível. Um estoque reduzido significa menos capital de giro imobilizado e menores chances de desperdícios ou de erros em seu controle. Faça inventários cuidadosos e aplique métodos eficazes de controle. Além disso, atente-se para a segurança do estoque, levando em conta a prevenção de acidentes no ambiente em que os produtos estão armazenados até a sua conservação.
O que você achou deste artigo? Quer saber como otimizar ainda mais a gestão de compras e estoque? A FV Consultoria pode ajudá-lo!
CLIQUE AQUI E AGENDE UMA REUNIÃO
OU FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
0 Comentários
Seja o primeiro a comentar!
Deixar Comentário