Conheça os melhores métodos para performar o cálculo de um valuation preciso em diversas situações.
Para gerenciar o seu negócio da melhor maneira possível é necessário elaborar estratégias diversas que beneficiem o crescimento do seu negócio sem grandes problemas. O processo de valuation preciso auxilia a compreender quais são os atributos do seu negócio, para vender, atrair investimentos ou tomar decisões estratégicas. Para obter um valuation preciso, é necessário seguir um passo a passo técnico, criterioso e alinhado à realidade do mercado.
O primeiro passo é entender o objetivo do valuation e qual categoria ele se encontra: venda, investimento, fusão ou aquisição. A depender do objetivo, o impacto será direto em qual método aplicar e quais dados devem ser considerados. Sendo assim, é importante o auxilio de uma consultoria especializada para elaborar uma boa escolha, seguindo os seguintes métodos de avaliação:
● Fluxo de Caixa Descontado (DCF): projeta os fluxos de caixa futuros e os traz para valor presente, considerando uma taxa de desconto.
● Múltiplos de Mercado: compara a empresa com outras semelhantes usando indicadores como EBITDA, receita ou lucro.
● Valor Patrimonial Contábil: calcula o valor com base no patrimônio líquido da empresa.
● Avaliação por Ativos: considera o valor de mercado dos ativos da empresa, subtraindo as dívidas.
Outra opção é combinar métodos para performar uma média ponderada dos resultados e alcançar uma precisão maior do valuation.
O terceiro passo é coletar dados precisos, incluindo balanços patrimoniais dos últimos anos, demonstrativos de resultado (DRE), fluxo de caixa passados e projetados, dívidas e passivos, ativos tangíveis e intangíveis. Além disso, projetando resultados futuros com o método de DCF, você conseguirá projetar o desempenho da empresa nos próximos 3 a 10 anos. Neste método, irá se considerar o crescimento do mercado, histórico de crescimento da empresa, estratégias futuras, possíveis riscos ou incertezas.
Ainda, o método de escolha da taxa de desconto adequada traz fluxos de caixa futuros para o valor presente, o que reflete o risco do negócio e o custo de capital através do WACC (Custo Médio Ponderado de Capital), para o caso de empresas maduras. Depois disso, calcule o valor da empresa. Ao utilizar o DCF, aplique a fórmula de valor presente para obter o valuation. Caso use múltiplos, busque empresas comparáveis e ajuste os valores conforme o porte e as características da sua empresa.
Não se esqueça de fazer análises de sensibilidade e simular diferentes cenários: otimista, conservador e pessimista. Isso ajuda a entender o intervalo de valor possível e a tomar decisões mais informadas. Por fim, faça a revisão de todos os cálculos, valide as premissas utilizadas e, se possível, peça uma segunda opinião profissional.
Com uma boa consultoria e seguindo firmemente o passo a passo explicado acima, você será capaz de calcular o valor real da empresa com precisão, segurança e embasamento.
Agende uma reunião com a FV e veja como o seu negócio pode se transformar com nossa consultoria de valuation!
CLIQUE AQUI E AGENDE UMA REUNIÃO OU FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
0 Comentários
Seja o primeiro a comentar!
Deixar Comentário