Categorias: Consultoria Financeira Empresarial

Como equilibrar as contas da empresa: A inflação gera incertezas importantes na economia, desestimula o investimento e consequentemente prejudica o crescimento econômico. O aumento de preços de todas as contas afeta o nosso bolso e também impacta os negócios das empresas, pressionando os custos de produtos e serviços. O grande desafio está aí: como lidar com o aumento de preços, diminuir a repercussão nos negócios e equilibrar as contas da empresa em tempo de inflação?
  • Controlar gastos: essa medida é importante para saber onde diminuir as despesas;
  • Saber negociar bem as compras de matérias-primas para seus produtos, além de contratos com clientes e fornecedores;
  • Analisar criteriosamente a situação da empresa: dessa forma, é possível melhorar as negociações de dívidas, preços com fornecedores, aluguéis, taxas e financiamentos etc.;
  • Ficar atento à inflação: verificar as tendências do mercado para estimar melhor os custos, as receitas futuras e o repasse de custos ao consumidor;
  • Analisar bem os investimentos: é necessário planejar muito antes de investir;
  • Não repassar de imediato o aumento de preços ao consumidor: para isso faça um controle cuidadoso da gestão financeira em relação aos custos e sobre as receitas.
  Veja as principais dicas de como equilibrar as contas da empresa em tempo de inflação alta
  • Procure otimizar o estoque
Transforme os produtos parados em receitas. Por isso, se vender parte do seu estoque, contribuirá para a entrada de dinheiro. O recurso obtido pode ser usado para outros investimentos ou para pagar dívidas no curto prazo. Além disso, a armazenagem, que envolve espaço, manutenção, manuseio e mão de obra, também gera custos nem sempre considerados.  
  • Meça a inadimplência
Observe os índices de inadimplência dos clientes. Isso é importante para que a empresa não saia do controle, mantendo em dia sua capacidade de pagamento sem recorrer a linhas de crédito desfavoráveis. Procure negociar quanto antes com seus clientes antes que o calote seja consolidado.  
  • Faça reduções de custos imediatas
Corte gastos supérfluos e evite o desperdício, sem prejudicar a competitividade e crescer no mercado. Além disse, faça uma análise minuciosa nos contratos secundários, como telefone, transporte, energia elétrica, água, materiais de escritório, entre outros.  
  • Busque alternativas de fornecedores
Substitua os fornecedores atuais a um preço menor, desde que não perca qualidade.  
  • Negocie prazos e descontos com os fornecedores atuais
Em tempo de inflação, a situação é difícil para todo mundo. Por isso, firme parcerias para equilibrar o fluxo de caixa e melhorar a rentabilidade da empresa.   Aqui você conheceu apenas algumas dicas para enfrentar a inflação sem prejudicar o caixa da empresa. Temos muitas outras sugestões! Quer saber quais são? Fale com a FV Consultoria, afinal somos especialistas no assunto!   CLIQUE AQUI E AGENDE UMA REUNIÃO OU FALE CONOSCO PELO WHATSAPP  

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!