Categorias: Gestão Empresarial

O planejamento estratégico empresarial pode ser definido como um plano de ações e medidas que buscam melhorar a performance do negócio e fortalecê-lo de elementos necessários para alcançar o sucesso. Para garantir um planejamento estratégico assertivo, é necessário seguir algumas importantes etapas, que abrangem estudo das particularidades do seu segmento, das necessidades do mercado, dos recursos internos e demandas externas. O desempenho do plano deve ser avaliado constantemente, de forma dinâmica, corrigindo eventuais erros, fazendo mudanças, se necessário, e aperfeiçoando as atividades que estão dando certo.   Confira as 6 etapas para ter um plano estratégico empresarial campeão
  1. Objetivo
O ponto de partida é traçar os objetivos que a empresa pretende alcançar com o negócio, bem como quais as técnicas ou estratégias que serão utilizadas. É a fase que mostra onde está, para onde precisa ir e como chegar lá. O gestor precisa entender exatamente o que sua empresa faz, que benefício oferece ao mercado e onde quer chegar a médio e longo prazo. Importante se alinhar com a Missão, Visão e Valores da organização.  
  1. Diagnóstico do mercado
Identifique os principais problemas estratégicos conversando com clientes e colaboradores e coletando dados da indústria ou do mercado para obter uma visão clara de sua posição. Analise todos os fatores que afetam a organização, podendo ser demográficos, econômicos, sociopolíticos, tecnológicos, entre outros.  
  1. Diagnóstico da empresa
Analise o ambiente interno, verificando os ativos intangíveis e as competências essenciais. O objetivo é identificar os pontos fortes e as oportunidades para melhoria. Aqui, são analisados fatores como recursos, necessidades, características, desempenho, vantagem competitiva, entre outros.  
  1. Plano de ação
Nesta etapa, você precisa levantar as estratégias que a organização deve adotar para potencializar seus pontos fortes. Considere os riscos empresariais e assegure que o desenvolvimento sustentável esteja inserido na estratégia.  
  1. Recursos humanos
Os colaboradores são os principais protagonistas de qualquer atividade empresarial, e sem eles não há organização. Por isso, na hora de elaborar o plano de ações da sua empresa, é importante verificar como o RH pode auxiliar na concretização das metas e no engajamento da equipe funcional.  
  1. Monitoramento
Esta é a fase do acompanhamento do status dos projetos que compõem os planos de ação necessários à implementação das estratégias. Ou seja, a implantação de um planejamento estratégico empresarial exige vigilância. Portanto, verifique os resultados de cada ação tomada e faça comparações ao longo do tempo. Ao monitorar, o gestor pode identificar se há necessidade de mudanças nas ações estabelecidas. Este artigo foi útil para você? Conte sua experiência se já participou de algumas destas 6 etapas. CLIQUE AQUI E AGENDE UMA REUNIÃO OU FALE CONOSCO PELO WHATSAPP

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!