Aprenda a otimizar os recursos financeiros da sua empresa, adotando métodos de análise de custos e despesas que garantem um crescimento sustentável e uma gestão financeira eficiente a longo prazo.

Uma empresa, independentemente de seu porte ou setor, tem seus recursos consumidos e é preciso identificar maneiras de otimizar o uso financeiro para um crescimento sustentável. Afinal de contas, a análise de custos e despesas é uma das funções mais críticas no processo de gestão financeira de qualquer empresa.

Por ser um processo complexo, adotar métodos que não tragam prejuízos é fundamental para manter um bom progresso no seu negócio. Por isso, entenderemos como os cinco métodos a seguir pode gerar insights valiosos e orientar melhor decisões estratégicas de sua empresa.

Primeiro, o custo por absorção é um dos métodos mais tradicionais que utilizado em grande escala, pois considera custos diretos e indiretos na produção ou serviço da empresa. Através dela, os custos são distribuídos de forma proporcional à sua produção, o que auxilia o cálculo de preço de venda e estabeleça margens de lucro igualmente adequadas. Assim, é possível ter um panorama dos custos envolvidos na produção e identificar os impactos na rentabilidade.

Um segundo método, é o custeio variável que terá o foco apenas nos custos diretos da produção, como matérias-primas, mão de obra direta e outros custos que aumentam ou diminuem conforme o volume de produção, que fornecerá um panorama do impacto da produção nós resultados financeiros e proporcionará uma análise precisa da contribuição marginal de produtos, ajudando a identificar rapidamente os produtos mais rentáveis e as áreas em que os custos podem ser reduzidos.

O terceiro método, é a análise de ponto de equilíbrio que determina o volume de vendas necessárias para cobrir custos fixos e variáveis e ajuda a identificar a quantidade mínima de receita que a empresa precisa gerar para não ter prejuízo. Ao dividir os custos fixos totais pela diferença entre o preço de venda unitário e o custo variável unitário, teremos uma amostra de quantas unidades devem ser vendidas para que a empresa cubra todos os seus custos. A partir desse ponto, qualquer venda adicional se traduz em lucro, que permite a empresa a avaliar a viabilidade de suas operações e ajustar suas estratégias de vendas, preços e produção.

O quarto método é analisar a margem de contribuição utilizando uma métrica usada para avaliar a rentabilidade de cada produto ou serviço de uma empresa. Calculando o valor que sobra após a dedução dos custos variáveis de produção é possível cobrir os custos fixos da empresa. Essa margem aparece quando se subtrai os custos variáveis de produção da receita gerada pelo produto ou serviço. O valor obtido é o que contribui para a cobertura dos custos fixos e, posteriormente, para a geração de lucro, o que ajuda a identificar quais produtos ou serviços são mais lucrativos e quais devem ser otimizados ou descontinuados.

Por último, a análise de despesas operacionais envolve a avaliação detalhada de outras despesas que são essenciais para o funcionamento da empresa, como salários administrativos, marketing, utilidades, aluguel, entre outros. Essa análise tem foco na segregação e controle destas despesas, identificando quais gastos podem ser reduzidos sem comprometer a qualidade do serviço. Isso irá permitir identificar áreas de desperdício ou ineficiência, otimizando recursos e reduzindo custos desnecessários.

Sendo assim, você será capaz de construir uma gestão poderosa e eficiente ao aplicar a metodologia com auxilio de uma boa consultoria financeira. Agende uma reunião com a FV e fique por dentro do melhor sobre o mercado financeiro e crescimento empresarial da região!

CLIQUE AQUI E AGENDE UMA REUNIÃO OU FALE CONOSCO PELO WHATSAPP


0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!